Apresentação da Visão, Missão e Objetivos da Escola
Visão
Seremos reconhecidos pela excelência do nosso desempenho, pela união e criatividade de nossa equipe, respeitando nossos alunos, pais, comunidade, equipe escolar e interesse público, tornando-nos uma escola de referência regional.
Missão
Reestruturar e reinventar a realidade existente, buscando a melhoria do processo ensino-aprendizagem, tendo em foco o sucesso do aluno e o reconhecimento da escola como uma instituição de ensino em que prevalece a eficiência e eficácia.
Objetivos
1Proporcionar condições para a construção de uma escola pública de qualidade onde o processo democrático envolva a participação de todos os segmentos, inclusive da comunidade como um todo, melhorando as relações escola-comunidade e fortalecendo a sua identidade na comunidade interna e externa para o reconhecimento público da escola;
2Construir uma escola democrática e prazerosa, contextualizando o fazer pedagógico com a realidade e as condições de trabalho do professor; criando um ambiente tranqüilo para a convivência democrática na escola;
3Realizar estudos, esclarecimentos e troca de experiências com os docentes sobre conselhos de escola, escola democrática, dirigentes escolares, planejamento socializado, enfatizando a importância da gestão democrática e da organização do trabalho coletivo na escola, promovendo estratégias de ação compartilhada e estimulando o compromisso individual e coletivo na realização das atividades;
4Elevar o desempenho da aprendizagem dos alunos, proporcionando momentos de discussão, visando o aprimoramento do processo pedagógico onde todos os envolvidos exerçam seus papéis de forma atuante e responsável, buscando alternativas para a participação e envolvimento dos pais, alunos e comunidade em todas as atividades escolares, dando-lhes responsabilidades para que assumam seu papel e assim, colaborem na disciplina e na aprendizagem; e
5Estudar e analisar a situação atual da educação brasileira à partir da nova LDB, no que se refere à construção do Projeto Pedagógico da escola e a valorização dos profissionais da educação.
Fundamentos Éticos-políticos
Baseados nos valores que precedem a educação básica, buscamos sempre o respeito pelas pessoas, a medida que os alunos vivenciam valores que os levam a respeitar e acolher cada um com suas diferenças, dons e capacidades. Aprimorando e exercitando a política de igualdade de direitos e deveres, no exercício da cidadania, sem nenhum tipo de discriminação ou preconceito, de maneira crítica e consciente, para torná-los aptos a viverem os mais variados tipos de situações e experiências sociais. Procuramos trabalhar sempre, buscando a excelência, oferecendo aos nossos alunos um serviço de qualidade. Por estarmos comprometidos com o sucesso do aluno, levamos em conta os quatro pilares da educação que dão o prazer de compreender, descobrir, construir o conhecimento, a curiosidade, atenção, afetividade e criatividade. Tendo em vista que o relacionamento pessoal e as práticas sociais são direcionadas e lideradas pelos adultos, dando mais condições de pensar no novo como uma perspectiva de futuro, deixando de ter respostas prontas e acabadas para pensar e agir com coerência, a fim de encontrar novos caminhos e solucionar os próprios problemas sem maiores interferências e sem deixar de lado a potencialidade e o desenvolvimento integral de cada indivíduo.
Os rumos do processo ensino-aprendizagem se fundamentam no desenvolvimento das habilidades e competências de cada um, com atitudes valorativas, individuais e coletivas como respeito, justiça, amizade e solidariedade com a finalidade de construir uma imagem positiva de si e o reconhecimento de se realizar como pessoa, criando regras e princípios que regulam seu comportamento em busca de posicionamento e valorização das relações de cooperação e responsabilidade que os levam a respeitar os direitos de cada um, as particularidades, tornando-se cidadãos críticos, cooperativos e participativos em nossa sociedade.
Somos educadores e nos sentimos comprometidos com uma educação humanística e transformadora e em sintonia com os anseios da nova sociedade. Estamos conscientes de nossas limitações, mas dispostos a assumir nossa responsabilidade na formação de nossos alunos. Queremos oferecer aos nossos alunos uma educação de qualidade, preparando-os para enfrentar as dificuldades no trabalho e na vida, pois são indivíduos idealistas que almejam um futuro onde possam viver com dignidade, como elementos participativos e formadores de opinião e ideais de construção de uma sociedade mais justa e fraterna.
Vivemos uma sociedade diferenciada, capitalista, que exclui os menos favorecidos e prioriza a competitividade desleal e injusta, pois os avanços tecnológicos que permeia a nossa sociedade nos fazem crer que a globalização incentiva a desigualdade e traz em seus projetos monopolizadores o atendimento aos interesses de poucos, fechando o acesso de uma minoria ao mercado de trabalho. Desejamos uma sociedade mais justa e igualitária, ousada e autêntica, capaz de possibilitar o exercício da cidadania de forma participativa, visando sempre o bem coletivo e uma educação equilibrada que atenda a multiplicidade, considerando as diversas experiências sociais, culturais e intelectuais do aluno, respeitando suas histórias de vida, linguagem, costumes, condições sociais, moradia e lazer. Acreditamos que a escola deve ser o ponto de e para as mudanças sociais. Para isso ela deve ser crítica, democrática e estar em constante ação.
Valores
A escola deve formar seus alunos para satisfazer as necessidades da sociedade a que pertence, proporcionando “a formação de cidadãos autônomos e críticos cuja característica seja a capacidade de argumentação sólida”. Baseado nesse contexto trabalhamos nossos educandos para que possam alcançar com eficácia as habilidades de raciocínio, a capacidade de dialogar e administrar conflitos, promovendo a paz, a dignidade, o respeito e a justiça. A escola enfatiza em seu processo educativo o amor ao próximo, envolvendo a todos no processo de inclusão social, onde se destaca o respeito à individualidade de cada um, despertando em todos a solidariedade tão necessária para a sociedade, concretizando assim os anseios da comunidade escolar em relação à educação pretendida. O papel primordial é o de formar no educando o amor e o entusiasmo ao conhecimento, à democratização e valorização de recursos humanos, vivenciando o exercício continuado em busca do trabalho coletivo, num clima de respeito, solidariedade, apoio mútuo e tolerância, o que muito tem contribuído para o avanço da prática pedagógica e da qualidade do ensino.
Rumos
A nossa opção para que o nosso aluno seja formado para a Cidadania, exige no programa, o Respeito Mútuo, a Justiça, o Diálogo e Solidariedade, presente nas relações internas da escola, no currículo e nas disciplinas. Mesmo com limitações, a escola participa da formação moral de seus alunos e consciente dessa responsabilidade, propõe a inclusão do tema Ética na sua prática pedagógica.
Fundamentos epistemológicos
Toda proposta pedagógica inicia-se a partir de um ideal e caminha, passo a passo, até transformar-se em realidade. Ela difere de um planejamento pedagógico, pois se trata de um conjunto de princípios que vão nortear a elaboração e a execução desses planejamentos, definindo com clareza a identidade da escola.
Na elaboração da proposta pedagógica para o Colégio Estadual Hélio Veloso buscamos a fundamentação geral em grandes teóricos e correntes educativas, partindo dos pressupostos da formação integral que reconhece o indivíduo como resultado das diversas interações com o mundo que o rodeia, considerando-o como o centro do seu próprio percurso em direção ao conhecimento, visto como um processo de construção-reconstrução e elaboração-reelaboração do saber. Sendo assim, a educação é entendida como um processo de emancipação que acontece por meio de movimentos de ação-reflexão-ação, ultrapassando a mera obtenção de informações, onde a construção do conhecimento deve ser o resultado do diálogo do aluno com o pensamento e com o mundo que o rodeia. Nesse contexto, a escola é o espaço propício para a problematização da realidade e das vivências do trabalho coletivo que faz frutificar talentos e potencialidades, desenvolvendo a capacidade de realização de projetos pessoais e coletivos.
Hoje em dia muito se fala em desenvolvimento de competências. Desenvolver competências pressupõe assumir uma pedagogia ativa e cooperativa em sala de aula, trabalhar por resoluções de problemas e por projetos, propor tarefas complexas e desafios que incite o aluno a mobilizar seus conhecimentos. A escola passa a ser um lugar onde o aluno tem direito a ensaios e erros, onde possa expor dúvidas, explicitar seus raciocínios e tomar consciência de como se aprende, permitindo tornar visíveis os processos, os ritmos e os modos de pensar e de agir. Diante do exposto, buscamos no Interacionismo de Piaget e nas Relações Sociais de Vygotsky e Paulo Freire, no Construtivismo de Emília Ferreiro, os fundamentos básicos para nossa proposta pedagógica. Optamos por uma proposta Sócio-Interacionista, procurando, através dos ensinamentos desses teóricos, sintonizar o processo ensino-aprendizagem às tendências educacionais atuais. Nessa concepção, elaborada pelo próprio trabalho do aluno e pela vivência em grupo, os conhecimentos são mobilizados para a resolução de problemas. Os princípios citados pressupõem uma pedagogia ativa e cooperativa em sala de aula, centrada no educando, na qual o conhecimento se dá através da interação do aprendiz com o meio, pressupostos que compartilhamos. Acreditamos na metodologia em que o aluno seja capaz de implicar-se, envolver-se, participando da construção do seu conhecimento e do conhecimento “do outro”, desenvolvendo habilidades e adquirindo competências. Defendemos essa proposta porque ela se utiliza de métodos qualitativos que buscam apreender os fenômenos psicológicos em sua dinâmica e não somente isolados, expressos em estatísticas.
Piaget e Vygotsky, interacionistas, estão atentos à relevância da conexão entre o indivíduo e o meio na elaboração dos processos psíquicos. Em ambas formulações o indivíduo é atuante em seu próprio desenvolvimento, não sofrendo apenas a ação de mecanismo de maturação e nem permanecendo passivo diante das determinações do ambiente. As perspectivas defendem que o surgimento da capacidade de lidar com símbolos demonstrado pelo desenvolvimento da linguagem, evidencia uma transformação de qualidade no desenvolvimento humano. Observa-se, entretanto que, diante da riqueza das abordagens, não se trata de privilegiar uma em detrimento da outra, e nem mesmo se recomenda a justaposição delas no pressuposto de suas equivalências. Trata-se de reconhecer suas particularidades, suas contribuições específicas, no sentido de aperfeiçoar os esquemas teóricos que procuram dar conta dos fenômenos que estão sendo investigados. Assim, os referenciais devem ser considerados como os primeiros passos que abrem caminho e possibilitam o avanço de outras reflexões e teorias capazes de apreender toda a complexidade do processo de ensino e aprendizagem.
Fundamentos didático-pedagógicos
Na perspectiva de uma escola mais eficaz para todos, organizar e dirigir situações de aprendizagem deixou de ser uma maneira ao mesmo tempo banal e complicada de designar o que fazem espontaneamente cada educando e educador num processo de ação-reflexão-ação. A educação tem por função orientar todo o sistema educacional, promovendo o desenvolvimento integral da sua personalidade, desenvolvendo os ideais democráticos e formando bons cidadãos.
Nos fundamentos didático-pedagógicos, as diretrizes para uma pedagogia de qualidade colocam três focos de identidade, diversidade e autonomia. A interdisciplinaridade e a contextualização são a nova marca da educação brasileira, na qual está escrito o papel do conhecimento, - do aluno e do professsor - bem como o papel dos demais segmentos que compõem a comunidade escolar. As relações entre professor e aluno na escola são orientadas pela pedagogia que tem como foco de trabalho a educação numa teoria sócio-interacionista onde a aprendizagem estimula e fomenta processos que, uma vez realizados, criam novas possibilidades de aprendizagem.
Os contextos mais significativos e as competências valorizadas pela escola comparecem na vida real com relevância e significado, considerando as necessidades atuais e futuras dos alunos de aprender, aprender a conviver, a fazer, e ser no mundo contemporâneo. A relação das competências e conhecimentos selecionados pela escola constam das Diretrizes Curriculares Nacionais e dos Parâmetros Curriculares nacionais – PCN’s. As regras, procedimentos e critérios relativos ao uso e manutenção do espaço, do tempo e dos recursos financeiros e didáticos, que vão permitir a realização da prática da interdisciplinaridade, da contextualização e da organização seqüencial do conteúdo no tempo escolhido pela escola nas disciplinas e áreas de conhecimentos. O padrão de qualidade de ensino e aprendizagem é definido pela escola.
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